Crítica de Cinema com Andréa Cursino
Como você analisa um filme?
Provavelmente você vai falar das atuações, do roteiro, do diretor, do figurino e por aí vai. Vai levantar tudo que gostou e não gostou e montar a sua opinião. Mas, se parar para pensar isso não responde à pergunta feita.
A pergunta foi como você analisa um filme e não a sua opinião. É difícil perceber a diferença entre as respostas. Vamos fazer um exercício juntos?
Imagine um gênero de filme que você não goste, tipo terror para mim.
Possivelmente eu vou falar que não gostei do filme, provavelmente porque passei a maior parte de olhos fechados, mas isso não significa que o filme seja ruim ou mal feito.
Só que eu não gosto desse gênero.
Ele pode ser muito bem montado, com um roteiro bem amarrado, com atuações fantásticas, só que ainda assim é um tipo de filme que não gosto.
E por isso tendo a dar uma opinião negativa. Porém, quando analiso o filme com o olhar profissional, posso ver como o diretor de fotografia foi feliz em escolher os ângulos certos, a luz que não mostrava mais que o necessário, que o figurino estava espetacular e o elenco atuou muito bem.
Esses são os detalhes que um crítico tem que observar quando se está fazendo uma análise de um trabalho cinematográfico. Muito além do se gostei ou não gostei.
Opinião e Análise são coisas que podem parecer a mesma coisa, e essa diferença é um dos principais pontos que trabalhamos no curso